sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Urbano firmam parceria pelo avanço sustentável de municípios paulistas
BrasilCultura e TurismoMaisSão PauloÚltimas notícias

Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Urbano firmam parceria pelo avanço sustentável de municípios paulistas



A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) assinou nesta quarta-feira (21) um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). O objetivo é promover ações voltadas ao desenvolvimento sustentável em municípios paulistas a partir da gestão de esforços compartilhados entre secretarias. 

Assinada pelos secretários Marcelo Branco (SDUH) e Roberto de Lucena (Setur), a parceria vai alinhar políticas estaduais de turismo com diretrizes de desenvolvimento urbano e regional. A proposta é fomentar o crescimento sustentável de cidades, com foco na geração de emprego e renda, melhoria da acessibilidade e valorização de espaços urbanos.

Com papel estratégico na economia global, o turismo é visto pelo Governo de São Paulo como um importante vetor de desenvolvimento urbano e regional. Por isso, a iniciativa aposta em um modelo de gestão compartilhada entre as secretarias e os municípios, com incentivo à participação de empreendedores e da sociedade civil. 

A parceria vai criar soluções de planejamento urbano que associam políticas de turismo e desenvolvimento urbano, com foco na requalificação e estruturação de áreas de alto potencial para atrair visitantes. “Juntos, vamos alcançar os resultados de forma mais rápida e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento e redução de desigualdades”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. 

Cada secretaria será responsável pela execução das ações sob sua competência, compartilhando recursos técnicos e humanos. Não haverá transferência de recursos financeiros entre as pastas e cada uma arcará com os custos correspondentes às atividades de sua responsabilidade. O termo tem vigência prevista de 36 meses, contados a partir da assinatura e poderá ser prorrogado caso haja interesse mútuo.

A SDUH ficará responsável por integrar as diretrizes turísticas ao Caderno de Tipologias do Bairro Paulista, propor intervenções sustentáveis e sistematizar dados sobre os planos diretores dos municípios das nove regiões metropolitanas e da Aglomeração Urbana de Franca. Já a Setur atuará na identificação das vocações turísticas locais, compartilhamento de estudos técnicos e na inclusão de critérios que favoreçam projetos urbanos com soluções baseadas na natureza.

Entre as regiões já mapeadas e eleitas como prioritárias estão a Região Metropolitana de Jundiaí, com o Parque Metropolitano do Rio Jundiaí; a Aglomeração Urbana de Franca, com a Rota de Turismo Regional e a Região Metropolitana de Rio Preto, entre outras. 

A parceria prevê três eixos de atuação. O primeiro deles reúne projetos e ações voltadas a intervenções urbanas em área de interesse turístico. O segundo, o desenvolvimento do turismo urbano e regional; e o terceiro, o intercâmbio de dados e informações técnicas.  

A Setur-SP vai compartilhar informações sobre as Regiões Turísticas, os Municípios de Interesse Turístico (MIT), as Estâncias Turísticas, as Rotas Turísticas, bem como Planos, estudos e demais materiais. A SDUH já desenvolve o programa Bairros Paulistas que atua com a requalificação de zonas urbanas.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...