sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Setur destaca destinos pet friendly para Dia Mundial do Cão
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Setur destaca destinos pet friendly para Dia Mundial do Cão


No dia 26 de agosto, o mundo celebra uma das relações mais afetuosas e duradouras da humanidade: a amizade com os cães. No Brasil, essa conexão se reflete em números expressivos: o país abriga mais de 150 milhões de animais de estimação, sendo cerca de 60 milhões apenas de cães, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). No estado de São Paulo, concentra-se cerca de um quarto dessa população pet, tornando o estado o que abriga a maior população pet do país.

Acesse aqui o Guia Pet Friendly

O crescimento do mercado pet brasileiro tem sido impulsionado pelo aumento nas vendas online e pela busca crescente por serviços especializados, como cuidados veterinários e produtos de saúde animal. O resultado é um setor aquecido, inovador e em expansão, e que está, cada vez mais, de olho no turismo. A tendência de viajar com os animais de estimação vem transformando o comportamento dos viajantes e impulsionando o crescimento de hotéis e atrações turísticas pet friendly. Neste cenário, o estado de São Paulo se consolida como o destino mais acolhedor do Brasil para quem viaja com seus pets.

LEIA TAMBÉM: Férias com animais de estimação: conheça os destinos paulistas ‘pet friendly’

Com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos em 60 municípios, o estado abriga experiências únicas para humanos e animais. A segunda edição do Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) no ano passado, reúne desde templos budistas abertos para cães em Cabreúva, a parques de aventura como o Monjolinho, em Socorro, onde cães e tutores podem praticar rafting e passeios de quadriciclo juntos.

Em Serra Negra e Socorro, destinos com maior número de empreendimentos listados no Guia Pet Friendly, não faltam opções de hospedagem em hotéis, pousadas, hotéis fazenda e chalés, que oferecem conforto e estrutura para receber famílias com seus animais. 

Brotas, na Serra do Itaqueri, é referência em turismo de aventura com infraestrutura adequada para pets e seus tutores.

Em Pardinho, na região da Cuesta Paulista, o clima ameno e as belas paisagens de altitude atraem visitantes interessados em experiências como visitas a plantações de café.

Para quem prefere o litoral, municípios como São Sebastião e São Vicente, na Costa da Mata Atlântica, também estão preparados para receber pets, permitindo a criação de roteiros integrados que combinam diferentes paisagens e atividades pet friendly.

Já para quem busca uma viagem em meio à natureza, a Pousada Águas do Vale, em Atibaia, oferece trilhas, cachoeiras e lago natural em um ambiente pensado para famílias híbridas, onde os pets também são protagonistas.

A importância da amizade entre humanos e cães

A relação entre humanos e seus cãezinhos se fortaleceu ainda mais durante a pandemia de 2020. Um levantamento da pesquisa Radar Pet, realizado em 2021, apontou que o número de animais de estimação nos lares brasileiros cresceu cerca de 30% durante o isolamento social. Nesse período, os pets foram verdadeiros companheiros diante do distanciamento, da solidão e da insegurança.

“Durante a pandemia, a procura por cães de raça aumentou muito, cerca de 80%. As pessoas optaram por animais de criadores, pois podiam escolher o porte e o temperamento dos cachorros. Já vendemos cães para pessoas que não tinham ninguém na família, apenas o cachorrinho. Muitas pessoas cegas ou com depressão severa por exemplo, precisam dos animais para poderem sair nas ruas, e eles acabam sendo parte da vida e da família delas”, relata Liliane Valderis, criadora há quase dez anos.

Mais do que companheiros, os cães têm papel fundamental no bem-estar de milhões de brasileiros. A convivência com os animais estimula a produção de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, e contribui diretamente para a saúde mental dos tutores. “O contato com os pets cria uma rotina afetiva e estável, promovendo um senso de responsabilidade e acolhimento emocional. Essa presença constante pode aliviar sintomas de ansiedade, combater a solidão e até prevenir quadros de depressão”, explica a psicóloga clínica Maria Carolina Andrade.

Guia Pet Friendly

Guia Pet Friendly é um mapeamento da Setur-SP dos municípios que possuem empreendimentos que recebem turistas com seus animais de estimação.

Para fazer parte do guia, o estabelecimento deve acessar o site da Secretaria de Turismo e Viagens, clicar em “Cadastro”, preencher o formulário com os dados solicitados e enviar. No formulário, há a informação: É imprescindível que o atrativo possua canal de comunicação digital para que o viajante possa consultar e obter informações atualizadas antes de uma possível viagem ou visita. As informações enviadas servirão de base para material de divulgação e promocional.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...