sábado , 8 novembro 2025
Lar Grande ABC Smart Sanca ajuda a localizar calopsita desaparecida em São Caetano
Grande ABCMaisSão Caetano do SulSegurançaÚltimas notícias

Smart Sanca ajuda a localizar calopsita desaparecida em São Caetano

Foto: Ricardo Quiles/PMSCS

Paixão da vida de Gabriela Lentulo, 39 anos, moradora de São Caetano, a calopsita Romeu Totó foi a protagonista de uma história cheia de reviravoltas e que teve desfecho positivo graças ao Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura. Romeu fugiu da residência de Gabriela e só foi resgatado graças à atuação de inteligência e integração com a Polícia Civil.

Foto: Ricardo Quiles e Divulgação/PMSCS

No último dia 7 de agosto, a calopsita fugiu da casa onde Gabriela mora com a mãe, Albertina Scoditti Lentulo, 82 anos, na Rua Major Carlo Del Prete, região central da cidade. Romeu, que tem 5 anos de idade, voou diretamente para a grade da entrada do Atende Fácil Saúde, na esquina da Avenida Senador Roberto Simonsen com a Avenida Goiás.

Um senhor avistou a calopsita e tentou capturá-la com uma caixa de papelão, mas novamente a ave escapou. Ela foi em direção à Delegacia Sede de São Caetano e pousou embaixo de um HB20 de um casal que estava no distrito policial para registrar uma ocorrência. Antes de irem embora, os dois avistaram a calopsita e conseguiram resgatá-la.

O casal levou o bicho para a residência, já em São Paulo. Foi então que o Smart Sanca entrou em ação. Gabriela acionou o serviço de inteligência pelo número 0800 7000 156 e contou o caso. As equipes do Smart Sanca monitoraram as imagens ao redor. Viram o senhor tentando resgatar Romeu do gradil do Atende Fácil e também avistaram o casal encontrando a ave embaixo do carro.

Com o sistema de leitura de placas veiculares e auxílio da Polícia Civil, os operadores do Smart Sanca chegaram ao endereço onde Romeu estava. A tutora foi chamada durante a semana para acompanhar os trabalhos de investigação e ficou impressionada com a qualidade da imagem e da atuação dos agentes do equipamento.

Após contato da Polícia, o casal devolveu a calopsita para Gabriela nesta sexta-feira (22/8). A moradora de São Caetano, que trabalha vendendo cachorro quente para pagar a faculdade de Direito, não conteve as lágrimas.

Eu só posso agradecer o trabalho incrível para achar o Romeu. De fora, não fazemos ideia do que é o Smart Sanca. A pessoa achou o Romeu dentro do carro, em cima do painel, com o veículo todo com insulfilm. Quando mostraram (o vídeo) eu vi que era o Romeu”

comentou Gabriela.

Faltam palavras para agradecer. Se não fosse o Smart Sanca eu não teria achado o Romeu.”

Quem também não escondeu a felicidade foi dona Albertina, mãe de Gabriela.

Deus abençoe todos que colaboraram para encontrar o Romeu. A gente não dormia de noite, esperando o Romeu voltar. Rezamos bastante e contamos com ajuda de todos aqui.”

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...