A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo participa até sexta-feira (26) da Operação SULMaSSP, uma ação integrada que reúne forças de segurança dos estados da Região Sul e Sudeste para intensificar o combate à criminalidade em áreas estratégicas de fronteira e divisas estaduais.
No estado de São Paulo as ações são realizadas simultaneamente nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos, por meio dos Comandos de Policiamento do Interior. Além do policiamento de área, participam da operação o Comando de Policiamento Rodoviário, Polícia Militar Ambiental e Comando de Aviação.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital
A iniciativa ocorre durante o encontro dos Secretários de Segurança Pública (SULMaSSP), realizado em Foz do Iguaçu (Paraná), e que reúne gestores da área para discutir estratégias de cooperação e fortalecer a integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública.
A operação mobiliza efetivos das forças de segurança do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com foco na ampliação do policiamento ostensivo, das fiscalizações e das ações de inteligência.
Durante a Operação SULMaSSP, são intensificados bloqueios policiais, abordagens, patrulhamentos, fiscalizações de veículos e cargas, além de ações de saturação em rodovias, áreas urbanas e corredores logísticos de interesse operacional. As atividades também contarão com o compartilhamento de informações de inteligência e a integração entre as forças de segurança dos estados envolvidos.
“São Paulo é o maior entroncamento logístico do Brasil e, por essa razão, acaba sendo o destino ou a rota de passagem de grande parte das drogas, armas e mercadorias ilegais que ingressam no país. Nenhum estado enfrenta sozinho um crime que atua de forma interestadual e transnacional. A operação demonstra a importância da integração entre as forças de segurança, do compartilhamento de inteligência e das ações coordenadas nas rodovias e divisas, aumentando a capacidade de interceptar produtos ilícitos, desarticular organizações criminosas e proteger a população”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
A Operação SULMaSSP tem como foco o enfrentamento a crimes como tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando, descaminho, furtos e roubos de cargas, entre outras práticas ilícitas que impactam diretamente a segurança da população e a economia dos estados.
São Paulo reforça cooperação interestadual em encontro de segurança pública
Uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo participa da 6ª edição do encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SULMaSSP), realizado em Foz do Iguaçu (PR).
O evento reúne representantes de cinco estados para discutir estratégias integradas de combate ao crime organizado, com foco nas regiões de fronteira e divisa.
Criado em 2023, o SULMaSSP reúne os cinco estados para fortalecer a cooperação entre as forças de segurança, ampliar a troca de informações e alinhar ações operacionais nas regiões de fronteira.
Além dos secretários estaduais, o encontro conta com os chefes das Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas e Polícias Penais dos estados participantes. Entre os assuntos em debate estão o tráfico de drogas e armas, o contrabando, a circulação de foragidos da Justiça, novas formas de financiamento de organizações criminosas e a falsificação de bebidas.












Deixe um comentário