sábado , 8 novembro 2025
Lar Educação USP tem inscrições para pós-graduação gratuita
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

USP tem inscrições para pós-graduação gratuita



A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abriu inscrições para seus programas gratuitos de pós-graduação na modalidade stricto sensu com ingresso previsto para 2026. O período de inscrição vai até o dia 5 de setembro. Estão disponíveis 238 vagas para mestrado e doutorado acadêmicos, além de 18 vagas para o mestrado profissional em Ciência da Informação.

Para se inscrever é preciso conferir as regras de inscrição no edital de cada programa e enviar um projeto de pesquisa e currículo Lattes. Para o projeto, os editais sugerem modelos com a estrutura em que devem ser apresentados. Além disso, é exigida a proficiência em um idioma estrangeiro para o mestrado e em dois idiomas para o doutorado. Este ano, todos os programas reservam vagas para a população preta, parda ou indígena. O programa de Artes Cênicas, além disso, reserva vagas para pessoas transexuais e travestis, pessoas com deficiência, pessoas em vulnerabilidade social e refugiados.

LEIA TAMBÉM: USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking

Confira as vagas para 2026 nos programas de pós graduação da ECA:

Artes Cênicas

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) oferece 46 vagas para mestrado e doutorado para ingresso em 2026. Dessas vagas, metade estão reservadas para optantes da Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial do Programa, que incluem:

  • 8 vagas para a população negra
  • 2 vagas para a população indígena
  • 2 vagas para pessoas com deficiência grave
  • 2 vagas para pessoas transexuais ou travestis
  • 1 vagas para pessoas em situação de refúgio
  • 8 vagas para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica

A seleção se dá em três etapas: 1) avaliação de projeto de pesquisa e do currículo Lattes; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. Para quem deseja esclarecer dúvidas, o programa vai oferecer um workshop on-line sobre o processo seletivo no dia 18 de setembro. Na última avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), o PPGAC recebeu a nota 6, indicando excelência em nível internacional. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAC 2026.

Artes Visuais

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece 50 vagas para mestrado e doutorado. Dessas, 15 (30%) estão reservadas para pretos, pardos ou indígenas optantes da Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial do Programa. A seleção acontece em três etapas: 1) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. A pós em Artes visuais da ECA tem nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes, o que indica um desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAV 2026. 

Ciência da Informação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) oferece 44 vagas para o mestrado acadêmico e doutorado. Dessas, 11 (25%) estão reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas. Além disso, o programa oferece 18 vagas para o mestrado profissional em Gestão de Informação, com 13 (75%) para ampla concorrência e 5 (25%) reservadas para optantes. 

A seleção tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional se dá em duas etapas: 1) envio de documentos e avaliação dissertativa; 2) Avaliação de projeto de pesquisa e currículo Lattes. A pós-graduação em Ciência da Informação da ECA recebeu nota 4 na última avaliação quadrienal da Capes, o que é considerado um bom desempenho. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCI 2026.

Ciências da Comunicação

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) oferece 34 vagas para mestrado e doutorado, das quais 12 (35%) estão reservadas para a população preta, parda ou indígena. O processo de seleção se dá em três etapas: 1) envio de documentos; 2) Prova escrita presencial; 3) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa, com arguição presencial do projeto. A pós-graduação em Ciências da Comunicação na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), indicando desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCOM 2026.

Meios e Processos Audiovisuais

Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos em Audiovisuais (PPGMPA) oferece 32 vagas para o ingresso no mestrado e doutorado em 2026. Dessas, 11 (35%) estão reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas. O processo de seleção tem as seguintes etapas: 1) prova escrita; 2) análise de projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). A pós em Meios e Processos Audiovisuais na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), considerada muito boa. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGMPA 2026.

Música

Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) oferece 32 vagas para mestrado e doutorado, com 11 (35%) reservadas para a população preta, parda ou indígena. O processo de seleção será o seguinte: 1) prova escrita; 2) análise dos projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). O programa recebeu nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), indicando excelência em nível internacional. Para saber mais sobre o processo seletivo, confira o edital PPGMUS 2026. 



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...