sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Vestibular Univesp 2025: alunos de instituições de ensino gratuitas representam 90% dos candidatos
BrasilEducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Vestibular Univesp 2025: alunos de instituições de ensino gratuitas representam 90% dos candidatos



A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), realizou no último domingo (18) o maior processo seletivo já feito pela instituição em extensão territorial. Foram oferecidas 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral), para três eixos básicos de ingresso: Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), Computação (Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação) e Negócios e Produção (Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais). O Vestibular Univesp 2025 registrou 76.428 inscrições efetivadas.

Do total de inscritos, 89,8% afirmam ter cursado os estudos em escolas gratuitas (71,6% em escolas da rede pública de ensino, 7,1 % em Etecs, 9,5% em outras instituições gratuitas e 1,6 % no sistema Sesi/Senai). O perfil dos candidatos foi traçado a partir de pesquisa respondida no ato da inscrição. Além das vagas do processo seletivo, a instituição ofertou 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em 21 de julho de 2025.

De acordo com o levantamento, o eixo mais procurado foi o de Licenciatura, com 28.697 inscritos, seguido da área de Negócios e Produção, que recebeu 24.023 inscrições, e de Computação, com 23.708. Segundo a pesquisa, 76% dos candidatos têm mais de 26 anos e 59% são mulheres; 36,8% nunca iniciaram um curso de graduação; 80,5% prestaram o processo seletivo da Univesp pela primeira vez e 80% não pretendem tentar outro vestibular neste ano. Declararam-se brancos 51,5%, pardos 26%, pretos 12,7%, amarelos 1,4% e indígenas 0,3%. A maioria exerce atividade profissional remunerada regularmente (64,8%) e 38,7% dos candidatos são responsáveis pelo sustento da família.

O levantamento mostra ainda que 51,1% dos entrevistados moram no interior do estado de São Paulo, 24% na capital, 17,5% na região metropolitana (17,5%), 6,5% no litoral e, finalmente, 1% em outros estados.

Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, os números mostram a importância do alcance do ensino superior gratuito a distância. “A instituição reforça seu papel na inclusão social. Nosso vestibular é a oportunidade que muitas pessoas encontram para cursar uma universidade. A educação é o principal passo no processo de transformação de uma sociedade. Já estamos em 382 municípios do Estado de São Paulo, mas nossa meta é alcançar ainda mais cidades, somar esforços com as prefeituras para implantação de novos polos e levar graduação pública a distância de qualidade para todos os tipos de público”, afirma.

O relatório ainda aponta que, do total de concorrentes, 31,4% conheceram a instituição por intermédio de estudantes ou ex-alunos e 36,2% por meio das mídias sociais. Dos inscritos, 99,5% acessam a internet de casa. A renda familiar de 55% dos concorrentes varia entre um e três salários mínimos. O nível de instrução dos familiares também foi levantado: 9,3% dos pais dos candidatos e 13,6% das mães têm formação superior.

O gabarito oficial da prova foi divulgado em 19/5. A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no dia 24/6, no site vestibular.univesp.br. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 25/6 e 30/06/25. O período letivo se inicia em 21 de julho de 2025.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Univesp é uma instituição de educação a distância mantida pelo Governo do Estado e vinculada à SCTI. Entre seus principais parceiros, destacam-se Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centro Paula Souza (CPS).

A Univesp tem mais de 70 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Atualmente, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 cidades do Estado, ou seja, 58% do território. Esses polos abrigam mais de 93% da população paulista.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...