domingo , 9 novembro 2025
Lar Brasil 58% dos brasileiros cortaram compra de alimentos
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

58% dos brasileiros cortaram compra de alimentos


Entre os dias 1º e 3 de abril, o instituto Datafolha entrevistou 3 mil brasileiros em 172 municípios. O levantamento mostrou que 58% da população cortou a quantidade de alimentos comprados por causa da inflação. Entre os mais pobres, o porcentual chegou a 67%.

Mudanças nos hábitos de consumo tornaram-se comuns. Comer fora ficou mais raro para 61% dos entrevistados. Metade trocou a marca do café por uma mais barata. Já 49% afirmaram ter diminuído o consumo da bebida.

A escassez alimentar também apareceu nos dados. Um quarto dos entrevistados relatou ter menos comida do que o necessário em casa. Outros 60% disseram ter o suficiente. Apenas 13% declararam ter mais do que o necessário. Os números repetem o cenário de março de 2023.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Para economizar, 50% reduziram o uso de água, luz e gás. Outros 47% buscaram uma nova fonte de renda. Além disso, 36% deixaram de comprar medicamentos, 32% atrasaram dívidas e 26% não pagaram contas domésticas.

YouTube video

O perfil político dos entrevistados influenciou as respostas. Eleitores de Jair Bolsonaro foram os que mais cortaram gastos. Petistas demonstraram impacto menor.

A percepção negativa da economia pesou sobre o governo. Para 54%, Lula tem grande responsabilidade pela alta dos alimentos. Outros 29% atribuíram parte da culpa. Apenas 14% isentaram o Planalto.

Até mesmo os eleitores de Lula culpam o governo

Mesmo entre os eleitores de Lula, 72% reconheceram alguma responsabilidade do governo. A aprovação da gestão subiu para 29%, ante 24% em dezembro. Ainda assim, a reprovação segue maior: 38%.

Medidas anunciadas pelo governo, como isenção de imposto de importação sobre certos produtos, ainda não surtiram efeito. Os preços nos mercados seguem altos.

A maioria dos entrevistados apontou o governo federal como principal responsável pela inflação. Outros culpados citados foram a crise climática, conflitos no exterior, crise norte-americana e produtores rurais.

YouTube videoYouTube video

Na faixa de até dois salários mínimos, 55% culparam o governo e 54% apontaram os produtores. Nas faixas de renda mais alta, os índices caíram para 41% e 36%, respectivamente. Esse grupo mostrou menor preocupação com guerra ou crise externa.

Entre os eleitores de Romeu Zema e Tarcísio de Freitas, 78% e 77%, respectivamente, responsabilizaram diretamente o Planalto. Já os lulistas atribuíram a culpa principalmente aos produtores (57%) e aos conflitos internacionais (55%).

IBGE confirmou o avanço da inflação

O IBGE confirmou o avanço da inflação. O acumulado de 12 meses até março chegou a 5,48%. Só em março, a alta foi de 0,56%, puxada pelos alimentos, cuja variação saltou de 0,70% em fevereiro para 1,17%.

YouTube videoYouTube video

Os produtos com maiores aumentos foram o tomate (22,55%), o ovo de galinha (13,13%) e o café moído (8,14%). Nos últimos 12 meses, os aumentos acumulados foram de 0,13%, 19,52% e 77,78%, respectivamente.

As causas incluem retorno às aulas, que elevou a demanda por ovos; gripe aviária nos EUA, que aumentou exportações; calor extremo, que prejudicou a produção agrícola no Brasil; e problemas na safra de café.

A percepção de deterioração econômica cresceu. Para 55%, a situação piorou. Em dezembro, esse número era de 45%. Pela primeira vez no terceiro mandato de Lula, a maioria dos brasileiros vê piora na economia.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...