sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Banco Central define nova taxa Selic nesta semana
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Banco Central define nova taxa Selic nesta semana


O Comitê de Política Monetária (Copom), formado por diretores do Banco Central, se reúne nesta terça-feira, 6, para definir a nova taxa básica de juros, a Selic. O mercado financeiro espera um aumento de 0,5 ponto porcentual, o que elevaria a taxa para 14,75% ao ano. Se confirmado, esse será o sexto aumento consecutivo, atingindo o maior nível desde julho de 2006.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Na última reunião, o Copom elevou a Selic de 13,25% para 14,25% e sinalizou um aumento de menor magnitude no futuro. Os aumentos sucessivos dos juros vêm ocorrendo desde o fim do ano passado, em razão da disparada da inflação.

O aumento de preços se deu, principalmente, em razão da falta de política fiscal consistente e excesso de gastos do governo Lula. A expectativa é que novos comunicados do Copom esclareçam se o ciclo de alta vai continuar ou se chegou ao fim.

Atualmente a inflação oficial (IPCA) de 12 meses está em 5,48%. A prévia do mês de abril (IPCA-15) foi de 5,49%, acima do teto da meta, de 4,5%, e distante da meta de 3% ao ano.

Nesta segunda-feira, o Boletim Focus, elaborado a partir da expectativa de analistas de mercado, indicou, pela primeira vez em 16 semanas, a redução da projeção da Selic para 2025, de 15% para 14,75%.

Projeções

Ao portal R7, Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, sugere que a Selic pode subir até 0,75 ponto porcentual, com possibilidade de aumento menor de 0,5 ponto. Economistas do C6 Bank estimam um aumento de 0,5 ponto porcentual na reunião de maio.

O relatório do Itaú mantém a previsão de encerramento do ciclo de política monetária em 15,25% ao ano na reunião de junho, permanecendo assim até o final do ano. “Esperamos duas altas de 0,5 ponto porcentual nas próximas duas reuniões, mas com menor convicção sobre a segunda – cuja implementação depende da evolução do cenário internacional e seu impacto sobre a taxa de câmbio e os preços de commodities”, conclui o relatório.

A taxa Selic

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Juros altos encarecem o crédito, desestimulando produção e consumo, mas dificultam o crescimento econômico. A Selic é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações em títulos públicos federais.

O ciclo de alta da Selic começou em setembro do ano passado. Em novembro, a taxa subiu para 11,25%, e em dezembro, para 12,25% ao ano. Em janeiro, chegou a 13,25%, e em março, atingiu 14,25%.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...