sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Ciência e Tecnologia São Paulo é top 40 pelo terceiro ano consecutivo em ranking mundial de empresas inovadoras
Ciência e TecnologiaMaisSão PauloÚltimas notícias

São Paulo é top 40 pelo terceiro ano consecutivo em ranking mundial de empresas inovadoras



Na 37ª posição, São Paulo é top 40, pelo terceiro ano consecutivo, na mais nova edição de um dos rankings de empresas inovadoras mais importantes do mundo, o Global Startup Ecosystem Report (GSER). Trata-se do único ecossistema latino-americano posicionado entre os 40 mais importantes do planeta, liderando a região no desempenho geral. O ranking organiza a classificação por cidades. No entanto, a maioria dos ambientes da capital considerada para o levantamento pertence ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), do Governo do Estado de SP. O dado está sendo divulgado nesta quinta-feira (12) na VivaTech Week, em Paris, França, evento com participação do secretário da SCTI, Vahan Agopyan.

LEIA TAMBÉM: Inovação paulista ganha destaque no maior evento europeu de tecnologia

O GSER é de responsabilidade da Startup Genome, organização líder mundial em desenvolvimento de ecossistemas de inovação, em parceria com a Global Entrepreneurship Network (Rede Global de Empreendedorismo), que opera programas do setor em 200 países. Nesta edição de 2025, o levantamento mostra que a Cidade do México lidera os ecossistemas emergentes. O ecossistema do Vale do Silício estadunidense ocupa a primeira posição.

O GSER analisa dados de mais de 5 milhões de empresas em mais de 360 ecossistemas de inovação empreendedora. O relatório classifica os 40 principais ecossistemas globais de startups, os 100 ecossistemas emergentes e apresenta classificações regionais. Pela primeira vez, o levantamento inclui o chamado “AI Factor”, que considera a corrida da transição dos ecossistemas de startups convencionais para os nativos em inteligência artificial.

Fapesp Week

Paralelamente à VivaTech Week, o secretário Vahan Agopyan participa nesta semana da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) Week França, tradicional encontro entre pesquisadores e representantes de startups de base tecnocientífica, em Toulouse. Durante essa edição do evento, os participantes destacaram que a colaboração científica entre o Estado de São Paulo e a França favorece o impacto da pesquisa realizada nas duas regiões. Edições anteriores da _Fapesp Week foram organizadas em outras capitais europeias e latino americanas.

Dados mostram que essa colaboração entre os pesquisadores franceses e paulistas, em diferentes áreas do conhecimento, podem ser expressas em números bastante representativos no âmbito da academia. Como exemplo, o impacto médio considerando as citações dos artigos publicados por cientistas franceses sem a colaboração dos colegas paulistas é 1,37. Esse dado relacionado aos pesquisadores paulistas é de 1,02. Já os artigos publicados no ano passado pelos pesquisadores das duas regiões, em parceria, tiveram impacto médio de 5,2.

“A relação científica entre pesquisadores franceses e brasileiros começou em meados do século 19. Temos uma história longa, que se fortaleceu durante a década de 1930 e foi retomada com maior força no início desse século”, conta o secretário Agopyan. Ele apontou que as Fapesp Weeks são importantes para fortalecer esse laço histórico e contribuir para que a pesquisa feita em São Paulo se torne cada vez mais globalizada.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...