segunda-feira , 15 dezembro 2025
Lar Grande ABC Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em São Caetano
Grande ABCMaisSão Caetano do SulSaúdeÚltimas notícias

Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em São Caetano

Foto: Eric Romero / PMSCS

A Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher, que integra o Programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, iniciará os atendimentos em São Caetano do Sul nesta sexta-feira (12/12). A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico especializado e fortalecer as ações de prevenção e cuidado integral em Saúde.

A carreta atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h, até o dia 30 de janeiro, na Avenida Goiás, 288, em frente à Delegacia Sede – no primeiro dia o funcionamento será após as 11h. A estimativa é a de que sejam realizados 1.950 atendimentos até o fim do mês que vem, todos agendados – não haverá atendimento em livre demanda.

A ação possui caráter regional, atendendo não apenas as mulheres de São Caetano, mas também de Santo André e Rio Grande da Serra, conforme pactuação regional estabelecida. São Caetano atuará como município sede, responsável pela instalação e apoio operacional da Unidade Móvel.

A carreta possui 15 metros de comprimento e é equipada com consultório ginecológico (com colposcópio, ultrassom, mamógrafo digital, cauterizador, pistola de biópsia e bisturi elétrico); sala de acolhimento e pré-exames; sala de pequenos procedimentos; e sala de espera climatizada.

Entre os procedimentos estão mamografia; ultrassonografias mamária bilateral, transvaginal e pélvica; consulta e teleconsulta; colposcopia; punção de mama por agulha grossa; e biópsias de mama e de colo uterino. Dentro da oferta de cuidado integrado, serão realizadas avaliação diagnóstica de câncer de mama e de saúde da mulher (Ginecologia).

Médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, agente de cuidado, motorista e pessoal de apoio integram a equipe de profissionais. Os impactos esperados com os atendimentos da carreta são a expansão da capacidade diagnóstica, redução do tempo de espera para exames essenciais, detecção precoce de câncer de mama e de colo uterino, e o cuidado integral e coordenado às mulheres.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados