sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Crise na Nissan provoca demissão de 20 mil funcionários
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Crise na Nissan provoca demissão de 20 mil funcionários


A Nissan anunciou, na segunda-feira 12, que vai demitir cerca de 20 mil funcionários em todo o mundo. A medida faz parte de um amplo plano de reestruturação para conter os prejuízos e tenta estancar uma das piores crises da história da montadora japonesa.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O número representa aproximadamente 15% da força de trabalho global da empresa. As demissões devem ocorrer tanto no Japão quanto em fábricas no exterior, segundo a emissora NHK.

Além disso, o novo corte amplia o enxugamento iniciado em novembro de 2024. Na ocasião, a empresa anunciou a demissão de 9 mil funcionários depois das quedas acentuadas nas vendas nos Estados Unidos e na China. O resultado foi uma redução de 94% no lucro líquido, ressaltando a deterioração financeira da companhia.

YouTube video

No mês passado, a montadora comunicou aos acionistas que poderá registrar um prejuízo de até US$ 5 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2025. Além das demissões, a empresa também reduziu em 20% sua capacidade de produção global no fim de 2024.

Nissan encerra negociações com a Honda

Em paralelo à crise interna, a Nissan encerrou as negociações de fusão com a Honda. As conversas começaram em dezembro, com a intenção de firmar um acordo até o fim de janeiro. No entanto, a proposta da Honda para transformar a Nissan em uma subsidiária integral travou as negociações.

Em comunicado conjunto, as duas montadoras descartaram a fusão, mas confirmaram que vão manter a parceria em desenvolvimento de tecnologias automotivas iniciada em agosto.

+ Leia também: “Microsoft anuncia demissão de cerca de 6 mil funcionários”

A possibilidade de união com a Honda e rumores de um investimento da Tesla, do bilionário Elon Musk, chegaram a ser vistos como alternativas para salvar a empresa.

Nenhum dos planos se concretizou. Com o agravamento da crise e a instabilidade nos mercados globais, a Nissan tenta agora recuperar a confiança de acionistas e retomar a competitividade no setor.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...