sexta-feira , 25 julho 2025
Lar Mais Ciência e Tecnologia Feira de Ciências e Engenharia na USP abre inscrições para jovens inovadores de todo o Brasil
Ciência e TecnologiaMaisSão PauloÚltimas notícias

Feira de Ciências e Engenharia na USP abre inscrições para jovens inovadores de todo o Brasil


A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida anualmente pela Escola Politécnica (Poli) da USP e realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), está com inscrições abertas para a 24ª edição da mostra de projetos. Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 20 de outubro de 2025 pela plataforma Minha Febraceminha.febrace.org.br. As inscrições podem ser por submissão direta ou por meio das feiras afiliadas.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou no 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. Informações detalhadas de como preparar o seu projeto e o regulamento está disponível no site www.febrace.org.br.

Os relatórios dos projetos submetidos serão avaliados por pesquisadores da USP e colaboradores, e selecionados 300 projetos finalistas, para a Mostra Presencial de Projetos, que será realizada na USP, campus Butantã, de 16 a 20 de março de 2026. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa e clareza na apresentação da documentação do projeto.

Na mesma semana, os 300 projetos também serão exibidos na Mostra Virtual da Febrace. Nesse período, os estudantes autores dos projetos selecionados terão a oportunidade de divulgar seus projetos de forma on-line para o público. Já na Mostra Presencial terão também a oportunidade de interagir presencialmente, em São Paulo, com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes. Os projetos indicados por feiras afiliadas serão considerados finalistas e participarão da mostra presencial e virtual em março de 2025.

Grupo de estudantes com projeto científico na última edição da Mostra Presencial da Febrace – Foto: Facebook/Febrace

Durante a Mostra Presencial, os projetos finalistas serão avaliados, e premiados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 20 de março de 2026.

Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron Isef (International Science and Engineering Fair), que será realizada no mês de maio de 2026 nos EUA.

Estudantes da Febrace premidos na Regeneron Isef 2025 – Foto: Divulgação/Febrace

Rigor científico e criatividade

“Ao longo de mais de 23 edições da feira, os projetos se destacaram pelo rigor científico e pela criatividade na solução de problemas importantes da sociedade. Além disso, uma parte expressiva deles está alinhada naturalmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que mostra a preocupação dos jovens com os problemas globais — em especial com as mudanças climáticas, que representam um dos maiores desafios da nossa era”, destaca a coordenadora-geral da Febrace, professora Roseli de Deus Lopes. “É inspirador ver como essas novas gerações estão engajadas em construir um futuro mais sustentável, resiliente e justo para todos.”

A Febrace envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Em sua última edição, realizada em março de 2025, os 300 projetos finalistas foram selecionados entre os mais de 3 mil inscritos, um recorde nos 23 anos da feira.

Mais informações estão disponíveis no site da Febrace, seção Participe. Siga também as redes sociais Facebook e Instagram





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM encontra 350 kg de cocaína que seriam enviados para o sudeste asiático

A Polícia Militar apreendeu, nesta sexta-feira (25), quase 350 quilos de cocaína...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Unicamp beneficia 9,4 mil estudantes com isenção da taxa do Vestibular 2026

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp divulgou a lista...