sábado , 8 novembro 2025
Lar Grande ABC Gestão do Serviço de Urgência e Emergência de Saúde é transferida para o CGE para agilizar atendimentos
Grande ABCMaisSão Caetano do SulSaúdeÚltimas notícias

Gestão do Serviço de Urgência e Emergência de Saúde é transferida para o CGE para agilizar atendimentos

Foto: Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul implementou mais uma mudança estratégica visando conferir mais agilidade ao socorro de vítimas de acidentes, mal súbito e outras situações inesperadas. Na segunda-feira (9/6), a Gestão do Serviço de Urgência e Emergência de Saúde foi transferida para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), na esquina da Avenida Goiás com a Rua Conselheiro Lafaiete.

Com a alteração do departamento, que antes funcionava na Avenida Guido Aliberti, a expectativa é a de que os atendimentos se tornem ainda mais ágeis, já que profissionais da Secretaria de Saúde também passam a acompanhar em tempo real as imagens transmitidas pelas mais de 400 câmeras do CGE.

Com esse monitoramento, há o incremento do atendimento ativo, não dependendo exclusivamente de uma ligação de moradores ou transeuntes para o acionamento do serviço, como o envio de ambulâncias – o número para comunicar qualquer emergência na cidade segue sendo o 0800 7000 156.

“Além disso, visualizando as câmeras conseguiremos enviar as equipes mais capacitadas para cada tipo de ocorrência: se envio bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o mesmo lugar; se em outro atendimento é melhor uma viatura de suporte básico ou avançado… Tudo isso qualifica a prestação do serviço e ajuda a salvar vidas”, define o gestor de Transporte Sanitário de Urgência e Emergência, Roberto Paquola.

Outro ganho é estrutural, já que na antiga sede não tinha gerador, o que dificultava os trabalhos em casos de queda de energia elétrica.

O serviço de urgência e emergência de São Caetano possui três ambulâncias do SAMU, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado; outras três ambulâncias de suporte básico; uma viatura de intervenção rápida; duas motolâncias e duas bicicletas.

Essa é mais uma etapa do processo de evolução do CGE, que abrange atendimentos emergenciais de Segurança, Saúde, Defesa Civil e Trânsito, entre outros. Nas próximas semanas deverá ser integrada a tecnologia de reconhecimento facial ao sistema de videomonitoramento, dentro do programa Smart Sanca.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...