sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Governo de SP lança Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africanas e Indígenas
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Governo de SP lança Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africanas e Indígenas


A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lança nesta segunda-feira (30) um guia turístico dedicado às religiões de matrizes africanas e indígenas no estado de São Paulo, um conteúdo que nasce com o propósito de valorizar, reconhecer e dar visibilidade a espaços de resistência, fé e ancestralidade que enriquecem a diversidade cultural do nosso estado. A publicação é uma parceria da Setur-SP com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), com apoio do Fórum Inter-religioso do Estado de São Paulo.

Clique aqui para ver o guia

A partir de um mapeamento inédito de 35 casas, templos, institutos e centros culturais de religiões de matrizes africanas e indígenas, uma equipe técnica selecionou 17 municípios onde é possível reviver rituais, compreender saberes tradicionais e práticas de cuidado coletivo. Entre os atrativos, destaque para a primeira casa religiosa de matriz africana tombada pelo patrimônio histórico de Guarulhos: a Axé Ogodô; e um espaço que oferece formação musical voltada para a tradição da Umbanda: a Escola de Curimba de Ogun, na capital.

“Ao dar visibilidade a manifestações religiosas que fazem parte da nossa identidade e da nossa cultura, incluímos novos públicos ao turismo e valorizamos nosso patrimônio”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. Estima-se que o turismo religioso movimente cerca de 20 milhões de viagens por ano e R$ 15 bilhões, segundo o Ministério do Turismo. O segmento promove o desenvolvimento local, potencializa novos negócios e fortalece as comunidades tradicionais. A Setur-SP já lançou os guias evangélicos, católico, judaico e halal.

Axé Batistini_São Bernardo do Campo

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fabio Prieto, o guia representa um passo importante no reconhecimento e na valorização da diversidade religiosa no Estado de São Paulo. “Ter um material que facilite o acesso a esses espaços sagrados é essencial para fortalecer o diálogo inter-religioso, enriquecer a experiência de visitantes e fiéis e ampliar o conhecimento sobre as tradições espirituais de origem oriental”, disse.

A SJC e a Setur-SP já estabeleceram parcerias anteriores, sendo a mais recente a criação do Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africana e Indígena, apresentado em fevereiro e previsto para lançamento este ano. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado de São Paulo em promover a sinergia entre suas Pastas, fortalecer o respeito à diversidade religiosa e ampliar o reconhecimento das tradições que integram o patrimônio cultural paulista.

Axé Ilê Oba

O Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africanas e Indígenas é indicado a cidadãos, pesquisadores, estudantes, agências de turismo e visitantes que desejam explorar a riqueza simbólica, religiosa e humana presente nos terreiros e centros culturais de matrizes africanas e indígenas do Estado de São Paulo. A publicação ainda favorece o intercâmbio cultural, estimula a ocupação na baixa temporada e combate preconceitos.

Museu das Culturas Indígenas- São Paulo Feirinha de artesanatos
Museu das Culturas Indígenas_ Memória Toré Kariri Xocó
Reserva Indígena Multiética Filhos desta Terra_Guarulhos
Reserva Indígena Multiética Filhos desta Terra_Guarulhos
Reserva Indígena Multiética Filhos desta Terra_Guarulhos
Tapera Pai Joaquin de Angola_Araras



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...