sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil PM de SP tem coletes balísticos de nível internacional; veja como são testados
BrasilSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM de SP tem coletes balísticos de nível internacional; veja como são testados



A Polícia Militar de São Paulo começou a distribuir os novos coletes balísticos adquiridos com investimento de R$ 33,6 milhões. Os 17 mil novos equipamentos são de nível III-A — o mais alto grau de proteção permitido para venda.

“Os novos coletes trazem ganhos importantes em conforto e ergonomia. Os equipamentos seguem as normas do Exército Brasileiro e os principais padrões internacionais. Nossa expertise nesse processo é amplamente reconhecida e garante que cada colete esteja realmente preparado para os riscos enfrentados no dia a dia policial”, afirma o porta-voz da PM, Emerson Massera.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP prevê 23,4 mil novos policiais e alcança maior reforço no efetivo desde 2011

Antes de chegarem aos policiais, os equipamentos passam por uma rigorosa bateria de testes. Na primeira etapa, os testes são visuais e metrológicos. Os agentes verificam se os coletes respeitam as medidas exigidas em edital. São 21 tamanhos diferentes e, para cada um, são conferidas as medidas. A análise segue o padrão internacional de amostragem.

Em seguida, é realizado o teste de flexibilidade. Os policiais deslizam o colete em uma plataforma inclinada para avaliar sua capacidade de ceder. Quanto mais flexível, melhor para garantir conforto e mobilidade ao agente em ação.

Por fim, o colete é submetido ao teste de fogo. Os disparos são feitos com munições de calibre 9mm, em velocidade de submetralhadora, e com a potente .44 Magnum. O objetivo é medir tanto a resistência à perfuração quanto o nível de deformação causado pelo impacto. O padrão internacional exige que a deformação não ultrapasse 44 milímetros. Os coletes testados suportaram os tiros sem perfuração, com deformação registrada dentro da margem permitida.

Com placas e painéis balísticos, os coletes são projetados para oferecer proteção contra munições de diferentes calibres. Os equipamentos possuem a mais alta tecnologia e são fabricados com materiais resistentes e leves, proporcionando maior conforto durante longos períodos de uso.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...