sábado , 8 novembro 2025
Lar Grande ABC Prefeitura capacita profissionais da Saúde sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Grande ABCMaisPolíticaSão Caetano do SulSaúdeSegurançaÚltimas notícias

Prefeitura capacita profissionais da Saúde sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Foto: Eric Romero / PMSCS

Cerca de 300 profissionais que realizam atendimentos de urgência e emergência na rede de Saúde de São Caetano do Sul estão sendo capacitados nessa semana sobre como lidar em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Até quarta-feira (8/5), os servidores aprofundam os seus conhecimentos em Legislação, Acolhimento à Vítima e Manejo Clínico, no Auditório Municipal dos Tijolos, dentro do Palácio da Cerâmica.

Nesta terça-feira (7/5), a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer, fez a abertura do encontro. Já a promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de São Caetano, Janine Rodrigues de Sousa Baldomero, apresentou números que revelam que crianças e adolescentes são as maiores vítimas da violência sexual no País. E alertou que, possivelmente, mais de 90% dos abusos não chegam às autoridades.

“Médicos, pediatras, enfermeiros, psicólogos, professores e outros profissionais que interagem com crianças precisam estar capacitados para notar indícios (lesões inexplicadas, comportamentos sexualizados precoces e retraimento súbito, por exemplo) e acionar os mecanismos de proteção. A confiança que a criança deposita nesses profissionais e abordagem acolhedora podem revelar abusos ocultos e salvar vidas”, explanou a promotora.

Janine também salientou que a maior parte dos abusos sexuais envolvendo crianças de até nove anos acontecem dentro de casa, no ambiente familiar. “O abuso sexual exige prioridade absoluta nas agendas de proteção: identificar e coibir abusadores, e ampliar programas de educação sexual e prevenção desde cedo, para que crianças reconheçam situações de risco e saibam buscar ajuda”, concluiu.

Sirlene Lopes de Miranda (professora do curso de Psicologia da USCS); Carlos João Schaffhausser Filho e Alexandre Massashi Hirata (ambos professores do curso de Medicina da USCS); Maria Aparecida Dix Chehab (professora da Faculdade de Medicina do ABC); Rita Moreto e Patrícia Carla Pompilio (psicóloga e farmacêutica do Cepadi, respectivamente), também integram o corpo de palestrantes da capacitação.

Para denunciar abuso sexual infantil, basta entrar em contato com o Conselho Tutelar de São Caetano (telefone 9.4477-9999) ou com a Polícia Militar (190).

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...