Como parte da programação pelo Agosto Dourado, a Prefeitura de São Caetano do Sul realiza nesta quinta-feira (28/8) simpósio sobre a importância do aleitamento materno, no Campus Centro da USCS. O evento, voltado aos profissionais da rede municipal de Saúde, visa promover o compartilhamento de conhecimento e ampliar a conscientização sobre a amamentação.
A série de palestras tem foco nas mais recentes pesquisas sobre amamentação, abordando técnicas e estratégias que contribuam para o fortalecimento e o apoio às famílias nesse contexto. As palestras são conduzidas por especialistas e servidores da área.

O aleitamento materno é essencial para o crescimento saudável dos bebês, além de promover vínculos afetivos que duram a vida toda. E a Casa da Gestante realiza um trabalho muito importante nesse sentido. É uma das riquezas da Saúde de São Caetano. Vamos apoiar e incentivar cada vez mais este trabalho realizado”
afirmou o prefeito Tite Campanella, durante a abertura.
As temáticas das palestras são divididas em oito mesas, de uma hora cada, incluindo perguntas do público e discussões. Proteção e promoção da amamentação, aconselhamento, importância da escuta e divulgação das atividades realizadas pela Casa da Gestante Dr. Aldo Arenella (que registra, em média, 1700 atendimentos por mês) são alguns dos temas abordados.
Ao saírem da maternidade, as puérperas são encaminhadas para a Casa da Gestante para a primeira consulta do bebê. O espaço faz acompanhamento de bebês prematuros e de baixo risco com alta da maternidade, orienta e acompanha o aleitamento materno, auxiliando a mãe a amamentar e, com isso, diminuindo o risco de doenças.
A Casa da Gestante (Rua Espírito Santo, 27, Bairro Santo Antônio) conta com uma sala ampla de convivência e espaço infantil; consultórios, sala de amamentação; espaço para hospital dia; copa para mães e funcionários; além de salas de espera e para atendimento da equipe multiprofissional. Os bebês acompanhados também recebem apoio de nutricionista para introdução alimentar, após os seis meses de idade.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer, e a coordenadora da Casa da Gestante, Patrícia Mesquita, também participaram da abertura.
Fonte: PMSCS
Deixe um comentário