sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Programa que leva educação jurídica às escolas de SP é renovado até 2028
BrasilEducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Programa que leva educação jurídica às escolas de SP é renovado até 2028



O futuro da cidadania e da justiça começa na sala de aula. Com esse propósito, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) firmaram nesta terça-feira (13) aditamento para a renovação do projeto Procurando Saber até 2028.

A iniciativa, que conecta os jovens ao universo jurídico de forma dinâmica e inspiradora, promove a formação crítica de alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, por meio de encontros presenciais que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes.

Com atividades interativas, como jogos, simulações de júri e orientações conduzidas pelos procuradores voluntários, o projeto transforma o conceito de justiça em uma realidade acessível. Os estudantes têm a oportunidade de entender, na prática, o papel do sistema de Justiça e seu impacto nas relações sociais, ampliando a percepção sobre os direitos e deveres do cidadão.

Mais do que ensinar sobre leis, o Procurando Saber tem como missão despertar vocações, ampliar horizontes e empoderar jovens com conhecimento jurídico, estimulando a participação cidadã e o pensamento crítico sobre o papel das instituições públicas.

Construindo pontes para o futuro

Desenvolvido pela PGE/SP, o programa visa criar pontes entre a juventude e as carreiras jurídicas, demonstrando que o futuro é construído com informação, cidadania e oportunidades reais de transformação social.

“Acreditamos que aproximar os jovens do sistema de Justiça é fundamental para fortalecer a cidadania e formar protagonistas para o futuro do nosso país”, destaca a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

A renovação do termo de cooperação reafirma o compromisso da PGE/SP e da SEDUC com a educação e o desenvolvimento social, proporcionando aos alunos da rede pública um espaço de aprendizado que transcende os limites da sala de aula, promovendo um olhar crítico e participativo sobre a sociedade. O programa conta ainda com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).

Inscrições abertas

De 12 a 16 de maio estão abertas as inscrições para o 4º ciclo do programa, voltadas a procuradores da ativa e aposentados. Para se inscreverem, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico (https://forms.office.com/r/5bz5PGtqpU). As aulas estão previstas para acontecer ainda no primeiro semestre de 2025. Serão dois encontros por escola e ocorrerão em duplas ou trios.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...