domingo , 9 novembro 2025
Lar Grande ABC Smart Sanca prende estuprador e ultrapassa 30 capturas de procurados pela Justiça em São Caetano
Grande ABCMaisSão Caetano do SulSegurançaÚltimas notícias

Smart Sanca prende estuprador e ultrapassa 30 capturas de procurados pela Justiça em São Caetano

Foto: Divulgação/PMSCS

O Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul – alcançou um importante marco na segurança pública ao identificar e auxiliar na prisão de 30 pessoas procuradas pela Justiça. Entre os casos mais emblemáticos do último fim de semana, está a captura de um homem condenado por estupro, evidenciando a eficiência do sistema.

No sábado (9/8), durante uma ronda pela região da Avenida Conde Francisco Matarazzo, o sistema de reconhecimento facial do Smart Sanca identificou um homem com mandado de prisão em aberto. A Polícia Militar rapidamente localizou o indivíduo em uma lanchonete próxima e, após consulta ao banco de dados integrado do sistema — que conecta informações dos principais bancos estaduais e nacionais — confirmou que o homem era condenado por estupro e estava sendo procurado pela Justiça de São Paulo. Ele foi imediatamente detido e encaminhado à Delegacia Sede, onde permanece à disposição da Justiça.

Ainda no sábado à noite, outra operação resultou na prisão de um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça de Goiânia (GO). Guardas Civis Municipais da ROMU receberam alerta do Smart Sanca sobre a entrada na cidade de um Jeep Renegade cujo proprietário tinha pendências judiciais. Após abordagem na esquina da Avenida Guido Aliberti com a Rua São Paulo, foi confirmada a identidade do condutor, condenado por crime de trânsito, que foi levado à Delegacia Sede para os procedimentos legais.

Desde sua inauguração em 19 de julho, o Smart Sanca já auxiliou as forças de segurança na captura de 31 procurados pela Justiça — 13 deles identificados pelo reconhecimento facial e 18 por meio da leitura de placas veiculares. Entre os detidos, além do estuprador, estão pessoas condenadas por tráfico de drogas e homicídio, retirando assim criminosos perigosos das ruas da cidade.

O sistema conta com 510 câmeras estrategicamente distribuídas pelo município, integradas a um moderno centro de monitoramento com análise de dados em tempo real e equipe especializada pronta para resposta rápida. Além de segurança pública, o Smart Sanca também oferece suporte em áreas como Defesa Civil, saúde e trânsito, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a gestão e a proteção da cidade de São Caetano do Sul.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...