sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil UE suspende retaliações tarifárias aos EUA por 90 dias
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

UE suspende retaliações tarifárias aos EUA por 90 dias


A União Europeia (UE) decidiu adiar suas primeiras contramedidas contra as tarifas dos Estados Unidos depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, suspender temporariamente o “tarifaço” imposto a dezenas de países. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou publicamente a decisão nesta quinta-feira, 10.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos colocá-las em espera por 90 dias”, disse ela em publicação no X. Ela disse que o trabalho preparatório sobre novas contramedidas continua.

O bloco econômico iria impor tarifas de retaliação sobre cerca de 21 bilhões de euros em importações norte-americanas a partir da próxima terça-feira, 15, em resposta às tarifas de 25% impostas por Trump sobre aço e alumínio. A UE ainda analisa como reagir às tarifas sobre automóveis e à taxa mais ampla de 10%, que permanece em vigor.

Segundo Ursula, a UE quer “dar uma chance às negociações”, mas, caso não sejam satisfatórias, as contramedidas entrarão em vigor. “Como já disse antes, todas as opções continuam sobre a mesa”, afirma. 

Trump reforça tarifas dos EUA contra a China

Donald Trump informou, nesta quarta-feira, 9, a suspensão da maioria das novas tarifas, o que trouxe alívio aos mercados e líderes globais, embora tenha acirrado as tensões comerciais com a China. O anúncio veio menos de 24 horas depois de as tarifas entrarem em vigor. 

A reviravolta gerou um dos episódios mais intensos de volatilidade no mercado financeiro desde o início da pandemia de covid-19. As bolsas norte-americanas reagiram com forte alta à notícia, e o otimismo se estendeu aos mercados asiáticos e europeus nesta quinta-feira.

EUA Trump
Trump aposta no poder de consumo dos EUA e na liderança econômica global para redesenhar o comércio mundial sob seus próprios termos | Foto: Shutterstock

Antes da mudança de rumo, o clima de incerteza havia minado trilhões de dólares do mercado de ações e provocado uma alta anormal nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.

Simultaneamente, a China rejeitou o que classificou como ameaças e chantagens de Washington.

Trump intensificou a pressão sobre o gigante asiático. Ele subiu as tarifas sobre as importações chinesas para 125%, acima dos 104% que começaram a valer na quarta-feira. Ele também assinou um decreto para reduzir a influência chinesa no setor de transporte marítimo global e revitalizar a indústria naval americana.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...