A Polícia Militar do Estado de São Paulo apreendeu aproximadamente 6 quilos de pasta base de cocaína e deteve cinco passageiros de nacionalidade boliviana durante uma fiscalização a ônibus de viagem realizada nesta terça-feira (20), na Rua Marques de Oliveira, no Brás, região central de São Paulo.
A ação foi desencadeada por equipes do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (1º BPTran), durante fiscalização de rotina. Ao realizarem a abordagem e revista, os agentes descobriram que a droga que estava presa ao corpo dos passageiros por um tipo de cinta modeladora.
LEIA TAMBÉM: Polícia de SP amplia ações contra roubos e receptação de canetas emagrecedoras
Em razão da suspeita de que os detidos possam também ter ingerido cápsulas de droga para o transporte, todos os presos passarão por exames médicos em unidade hospitalar, como medida de segurança e preservação da integridade física, antes da apresentação à autoridade policial.
Os cinco detidos e a droga apreendida serão encaminhados à Polícia Federal, que passará a ser responsável pela condução da investigação, em razão da suspeita de tráfico internacional de drogas.
LEIA TAMBÉM: Operação mira esquema internacional com o uso de ‘mulas’ para o transporte de cocaína
Operação Expurgo
A apreensão realizada no centro da cidade apresenta similaridades com as ações da Operação Expurgo, que teve como marco inicial uma prisão realizada em janeiro de 2025 no município de Limeira. Na ocasião, 15 pessoas de nacionalidade boliviana foram presas por tráfico internacional de drogas.
Os imigrantes, segundo apuração da polícia, recebiam cerca de R$ 2 mil de traficantes para ingerir, em média, 50 cápsulas de cocaína, transportando-as em viagens clandestinas para destinos diversos. Um dos envolvidos chegou a ingerir mais de 120 cápsulas.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal, com apoio do serviço de inteligência e do efetivo operacional do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).












Deixe um comentário