sábado , 8 novembro 2025
Lar Grande ABC Operação Remove notifica mais de 300 proprietários de veículos ‘abandonados’ nas ruas de São Caetano até agosto de 2025
Grande ABCMaisPolíticaSão Caetano do SulÚltimas notícias

Operação Remove notifica mais de 300 proprietários de veículos ‘abandonados’ nas ruas de São Caetano até agosto de 2025

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), já notificou de janeiro a agosto mais de 300 proprietários de veículos ‘abandonados’ pelas ruas do município. Destes mais de 300 proprietários, 248 retiraram seus veículos do local estacionado e 22 tiveram seus veículos recolhidos ao pátio.

Foto: Divulgação

Assim acontece com a Operação Remove, um programa permanente que auxilia tanto na questão de mobilidade urbana (trânsito) quanto de segurança.

Houve, ainda, 304 ocorrências (reclamações) recebidas por e-mail, telefone da Semob, Smart Sanca (Centro de Inteligência, Segurança e Emergências), Ouvidoria e outros. Dessas ocorrências, 106 eram veículos que não caracterizaram abandono e 198 realmente estavam em estado de abandono.

Foto: Divulgação

O secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira, explicou a importância da participação dos moradores em avisar a Semob ou o Smart Sanca da existência de veículos em estado de abandono nas ruas.

Temos um protocolo de prazos de notificação do proprietário do veículo em estado de abandono até chegar à situação de apreensão do veículo e levá-lo ao pátio. Por isso, o quanto antes ficarmos sabendo da situação, mais rapidamente ela será resolvida”

explicou Marcelo.

ABANDONO DE VEÍCULOS
Veículos considerados abandonados são os que apresentarem pelo menos uma das seguintes características:

– não ter, no mínimo, uma placa de identificação obrigatória;
– estar em evidente estado de deterioração de sua carroceria ou de suas partes removíveis, oferecendo risco à saúde ou à segurança pública;
– estar em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético;
– estar impossibilitado de deslocamento com segurança pelos próprios meios.

Completados 10 dias de abandono, a contar da fixação do adesivo de notificação (ciência) de remoção do veículo e, caso o proprietário não o tenha retirado do local, o veículo será removido ao pátio municipal.

Ao perceber que existe em sua rua um veículo em estado de abandono (estacionado há muitos dias sem que o proprietário o retire do local), os moradores devem entrar em contato com o departamento de Fiscalização da Semob pelo site da Prefeitura ou com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no 0800-7000-156.

Foto: Divulgação

2024
Em 2024, a Operação Remove da Semob notificou 403 proprietários de veículos ‘abandonados’ na cidade, sendo que 355 saíram por conta própria, no prazo estabelecido, e 49 foram recolhidos para o pátio.

Houve, ainda, 358 ocorrências (reclamações) recebidas por e-mail, telefone da Semob, CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), Ouvidoria e outros. Destas 358 ocorrências, 192 eram veículos que não caracterizaram abandono e 166 veículos abandonados notificados. Os outros veículos foram fiscalizados e notificados pela equipe de fiscalização.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...