sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil PT evita críticas a Galípolo depois de aumento histórico da Selic
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

PT evita críticas a Galípolo depois de aumento histórico da Selic


O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu não criticar diretamente Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central (BC), em relação ao recente aumento da taxa básica de juros, a Selic.

Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderou a decisão que elevou os juros ao nível mais alto em quase 20 anos. Essa postura contrasta com a abordagem adotada em relação ao ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O PT não mencionou Galípolo em suas comunicações oficiais. Em uma nota publicada em seu site nesta quinta-feira, 8, o partido afirmou que a alta dos juros já era antecipada pelo mercado.

A nota enfatiza que a decisão intensifica um ciclo de aperto monetário, considerado o mais intenso da história recente, com o objetivo de controlar a inflação frente a “pressões internas e externas”.

Banco Central eleva Selic para 14,75%, maior nível desde 2006

Todos os diretores, incluindo o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, votaram pelo aumento da Selic | Foto: Shutterstock

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira, 7, elevar a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano. O aumento foi de 0,5 ponto porcentual.

Com essa decisão, a Selic atinge o maior patamar desde julho de 2006, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Naquela época, os juros estavam em 15,25% ao ano.

A decisão foi unânime. Todos os diretores, incluindo o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, votaram pelo aumento.

O Copom explicou que o cenário internacional contribuiu para a decisão. O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou incertezas e pressiona a inflação brasileira.

O descontrole fiscal no Brasil, com gastos públicos altos, também pesou. “O ambiente externo é adverso e incerto”, argumentou o comitê. “A política econômica dos EUA, em especial a comercial, aumenta o risco global e afeta os preços nos países.”

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...